ROGÉRIA VIEIRA

ROGÉRIA VIEIRA
Fotografado em: 31/12/10

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: rede sociais e aprendizagem

Nos dias 02 e 03 de dezembro de 2010, aconteceu no Recife (UFPE) o 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: rede sociais e aprendizagem. Esse foi um evento que pretendeu abrir espaço para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento nas áreas de Linguística, Letras, Educação, Informática e outras áreas afins que tenham como foco a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para desenvolvimento de novas formas de aprendizagem pelos estudantes de diferentes níveis de escolaridade.
Estive no evento apresentando trabalho na categoria pôster, onde foi possível levar um pouco da prática vivida durante minha graduação ao conhecimento das pessoas que se faziam presentes.
O evento contou com a presença do filosofo Pierre Lévy (University of Ottawa, Canada), que estuda as implicações culturais e cognitivas do uso das tecnologias digitais e os fenômenos provenientes da inteligência coletiva humana. Escreveu vários livros que foram traduzidos para mais de 12 idiomas e são utilizados em diversas universidades no mundo inteiro. Atualmente leciona no departamento de comunicação da Universidade de Ottawa (Canadá), onde tem o cargo de Presidente de Pesquisa em Inteligência Coletiva do Canadá (Canada Research Chair in Collective Intelligence). É membro do Royal Society of Canada e já recebeu várias premiações e distinções acadêmicas.
Segue o resumo do trabalho apresentado.

Comunidades virtuais no ciberespaço: inserção das novas TI C como ferramenta metodológica pa ra discussão e entretenimento no espaço acadêmico / Rogéria de Souza Vieira; Tamires Rafaela Leite da Silva (UFAL)
O presente trabalho é resultado da experiência vivida através do uso da comunidade do Orkut: Lógica, Informática e Comunicação, disciplina do Tronco Inicial da Universidade Federal de Alagoas – UFAL Campus do Sertão. Através da mesma, foram realizados debates que proporcionaram aos participantes reflexões acerca dos assuntos abordados, construindo conhecimento coletivamente. Foi mostrado que o uso de redes sociais podem ser ferramentas importantes para o ensino-aprendizagem ao estimular a participação extra-sala. No enquadramento teórico foram adotadas contribuições de diversos autores promovendo a interconexão entre saberes. Ao olhar a importância da comunidade para os que a utilizaram, foi apontada a sua continuação, sendo um intercâmbio com os novos discentes que estão se inserindo na universidade, fazendo trocas de experiências e ampliando os conhecimentos. O uso dessa ferramenta foi aberto para todos os usuários dessa rede social, visando à expansão dos debates e conhecimentos, assim, adquirindo vivências diferenciadas da realidade local na qual a universidade está inserida, fazendo uma contextualização do local à global.

Fonte: http://www.nehte.org/simposio2010/o-evento.html




PIERRE LÉVY - 02/12/10


SALA DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO


Nenhum comentário:

Postar um comentário